Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O ritual do casamento

Para relaxar um pouco e entender de onde veio tantas tradições e costumes que sonhamos para nossos casamentos, decidi postar sobre o assunto...

O Arroz:
Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos simbolizam a fertilidade).

As Alianças:
O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. É o protetor simbólico da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.

Vestido da Noiva:
A cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória. Ela lançou a moda que permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza. Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.

O Buquê:
O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho (hum... devia feder! Eca!). Confeccione dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar.

A Grinalda:
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados.

A peça azul e a peça emprestada:
Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. E a peça emprestada deve ser de uma pessoa que teve um casamento bem-sucedido para trazer sorte.

A noiva ficar do lado esquerdo do noivo:
Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.

O noivo não ver a noiva com o vestido antes do casamento:
É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Serve para não quebrar o encanto do matrimônio. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido.

O noivo carregar a noiva no colo:
Este costume surgiu no Oriente, mas também é praticado por aqui. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim.

Bem Casado ou Lembrancinha?


Bem casado ou lembrancinha? Qual a quantidade certa? Em que momento encomendá-las?
As lembrancinhas sempre estiveram presentes em todos os casamentos, desde os mais simples aos mais sofisticados. Elas fazem parte de todo o ritual do casamento, e serve como uma espécie de arremate final de um dia tão cheio de emoções. É a maneira de perpetuar o agradecimento aos convidados, que fizeram parte de um momento único da vida do novo casal.
Os bem casados são sempre muito bem vindos. É um doce muito gostoso, que tem um significado muito especial: a união de duas pessoas em uma só, sendo compartilhada com todas as pessoas queridas.
Se o casal resolver oferecer só o bem casado como a lembrança do casamento, o ideal é que seja distribuído, no mínimo, 2 a 3 unidades por convidado, disposto numa mesa muito bonita, preferencialmente na saída, junto à mesa do café.
Caso o casal resolva oferecer o bem casado e mais uma lembrancinha, pode-se colocar um bem casado em casa lugar da mesa, que pode ser em cima do prato, pois assim seu convidado já saberá que aquele bem casado é especialmente para ele. As lembrancinhas, nesse caso, são contabilizadas apenas para as mulheres.
Porém, caso os noivos prefiram optar apenas pelas lembrancinhas estilo souvenir (enfeites, saches, velas, sabonetes, porta recados, caixinhas, etc) e não oferecer os bem casados, o ideal então é que seja apenas para as mulheres mesmo, pois os homens não ligam muito para esse tipo de souvenir.
Os homens e as crianças são contabilizados apenas nos casos de lembrancinhas que tem algo comestível (amêndoas, bombons, balas, etc), e é claro, no caso do bem casado.
A regra é simples: lembrancinhas comestíveis, se caso for o bem casado, de 2 a 3 por convidado; se for outro tipo de lembrança comestível, um por convidado; se for lembrancinha estilo souvenir, um por mulher. Nos casos das sandálias, também deve ser contabilizado 1 por convidado.
Dizemos um por mulher pois a configuração familiar atual é bem diferente de algum tempo atrás, quando se dizia “um por família”. Hoje, as mulheres demoram mais para se casar, então imagine uma família cuja constituição é de 3 mulheres adultas? Todas vão querer uma lembrancinha do seu casamento! Nessa contagem, inclua uma margem de 10% a 15%, para eventuais imprevistos. Se na lista tiver 100 mulheres, encomende 110 a 115 lembrancinhas.
Independente do tipo de lembrança que escolher, faça uma que tenha a ver com o casal e com o estilo de festa. Deixe numa bela mesa, ao lado da mesa do café, pois assim que o seus convidados saírem, eles já levam a lembrancinha. Entregar uma a uma para seus convidados não está incorreto, mas é bastante cansativo, e nada mais justo do que ao término de uma jornada de preparativos, que muitas vezes pode levar até mais de um ano, os noivos não curtirem nada da festa!
O ideal é que as lembrancinhas ou bem casados sejam encomendados com 5, no máximo 4 meses de antecedência da data do evento. Independente do que o casal escolher, as lembrancinhas devem ser confeccionadas nas mesmas cores da decoração da festa, para tudo ficar em perfeita harmonia.

Buquês de Noiva



Basicamente existem 3 estilos de buquês de noiva, o redondo, o tipo cascata e o tipo braçada. A escolha do buquê certo depende do biotipo da noiva, do estilo de casamento e talvez também da hora em que o casamento é realizado.
buquê de noiva tipo redondo tem menos partes verdes(folhas e caules) e mais flores, é mais apropriado para noivas de baixa estatura.
buquê de noiva tipo cascata tem flores no topo com algumas flores e folhagens se "esparramando" dando um visual natural. Fica bem em noivas com estatura mais alta ou se a noiva for um pouco gordinha.
Já o buquê de noiva tipo braçada passa um ar mais casual, feito com um punhado de flores amarrados por um laço, com os caules à mostra. Combina bem com casamentos feitos ao ar livre, para noivas altas ou para noivas que estão um pouco acima do peso.
O horário do casamento também pode influenciar na escolha do buquê, por exemplo, para casamentos feitos durante o dia a melhor opção são os buquês menores e com mistura de cores, enquanto casamentos feitos à noite, geralmente pedem buquês mais conservadores com flores mais clássicas.

Cerimônias Especiais



Há certas circunstâncias na vida que nos colocam diante de realidades especiais, e quando isto chega a área do casamento - a celebração do amor, precisamos olhar de forma especial, por isto existem cerimônias especiais, como:
Casamento Religioso com efeito civil: é um casamento religioso normal, conduzido por um sacerdote ou ministro, mas que tem validade civil (Lei Federal nº 10.406 de 10/01/2002). Este casamento é muito interessante, pois além de ser mais prático, aponta a seriedade do celebrante, pois para realizá-lo é necessário estar filiado a uma instituição religiosa devidamente registrada.
Casamento de divorciados: muitas vezes estamos sujeitos a sofrer reveses em nossa vida, inclusive em nossa vida sentimental, crendo que "Deus é amor" (1 João 4.8) e, portanto, fonte compassiva para um novo começo, acolhemos os divorciados com uma belíssima cerimônia cristã.
Casamento em sítios e buffets: muitos são os que desejam celebrar o seu matrimônio em contato com a natureza, ou fora de templos religiosos ou ainda no mesmo local da recepção, nós atendemos a todos estes com carinho e dignidade, pois afinal, Deus está em todos os lugares pronto para nos acolher.

Caricaturas: bom-humor do convite à lembrança



A caricatura é um desenho de humor criado por um artista, a partir dos traços mais característicos e engraçados da pessoa retratada. Ela pode ser mais distorcida, valorizando mais essas características, ou mais realista, quase como um retrato.
Ultimamente a caricatura tem sido uma opção descontraída e original para casais que desejam ressaltar o seu bom-humor em convites de chá de panela/bar ou casamento, quadros de assinatura e lembranças como chinelos e canecas. Além disso, ela pode ser oferecida ao vivo como lembrança dos noivos aos seus convidados que ao caricaturados durante a festa.
E as opções são variadas quanto a tamanhos, cor (preto e branco ou colorida), tipos de papel e de materiais para desenho com lápis, canetas ou tintas e pincéis especiais. Existem inclusive caricaturas feitas com spray, café e outros pigmentos vegetais.
De qualquer maneira, a escolha pela caricatura sob encomenda ou ao vivo deve sempre estar acompanha da vontade do casal de mostrar senso de humor, já que caricatura não é foto, por mais realista que ela possa ser é uma interpretação de um artista dos traços mais marcantes do casal. Vale inclusive escolher caracterizações que tenham a ver com a profissão ou os gostos do casal, como a noiva de moto e o noivo jogando bola, para que a sua caricatura seja única: uma marca pessoal de um momento tão importante!
Os noivos que pensam em contratar caricaturas devem estar atentos a alguns detalhes:
Conheça o trabalho de vários artistas antes de escolher aquele que mais lhe agrada, afinal cada um tem seu trabalho próprio e não dá para querer que um faça igual ao do outro.
Avalie bem se a caricatura combina com o tipo de convite ou de lembrança escolhida, tendo dúvidas consulte os profissionais que estão prestando serviços nessas áreas sobre as melhores opções para que uma coisa não sobreponha a outra ou fique deselegante.
Certifique-se da qualidade dos materiais utilizados, como papéis, canetas, lápis, tintas, molduras, proteção, etc.
Analise os custos em relação ao que é oferecido: materiais, formas de pagamento, prazo de entrega, a quantidade de caricaturas que são feitas por hora em relação à técnica e ao tamanho da caricatura (no caso da caricatura ao vivo) e possíveis brindes e essencialmente à qualidade do trabalho apresentado. Não escolha nunca somente pelo preço!
Exija sempre contratado ou termo de prestação de serviço, que é uma garantida para ambas as partes.
Finalmente, cuidado com as encomendas via internet! Certifique-se que a pessoa contratada realmente presta um bom serviço e que oferece segurança para o pagamento.
No mais, prepare-se para receber muitos elogios e dar boas risadas!

A Importancia da Acessoria e Cerimonialista



Como sempre menciono: O dia é Especial ! Único ! Carregado de uma MAGIA extraordinária e incomparável e passa num piscar de olhos, por isso é importante curtir todos os preparativos e contratar uma empresa especializada para não ter nenhum tipo de dor de cabeça e guardar uma linda lembrança de tudo.
O grande dia e o desafio do cerimonialista !
A maratona para o antes, durante e pós festa são totalmente harmonizados e realmente aproveitados quando se contrata uma assessoria para auxilar em todos os preparativos, cabe ao cerimonialista cuidar de tudo nos mínimos detalhes.

  • Tipo de cerimônia;
  • Paladar dos convidados para identificar as melhores opções de cardápios;
  • Local ideal para a festa que satisfaça tanto a recepção ou até mesmo a cerimônia;
  • Sugestão de fornecedores como: lembrancinhas, convites, locação de veículos, dia da noiva, trajes e etc...
O melhor é que não existe uma regra ou padrão, o que vale é a criatividade !
A missão do cerimonialista:
É evidente que os noivos, bem como pais e padrinhos estarão tão extasiados que não poderão preencher todas as responsabilidades do Grande Dia, cuidar de tudo nos mínimos detalhes passou a ser uma tarefa importantíssima, dentre os vários atributos de responsabilidade do cerimonialista segue abaixo um pequeno resumo:
- Contatos e articulações prévias com todos os fornecedores;
- Acompanhamento completo e organização do cerimonial, permanecendo no local até a finalização do evento, momento em que os pertences dos anfitriões sejam colocados dentro de um transporte devido (Ex: sobras de bolo, doces, bebidas, cauda e véu da noiva,noivinhos, etc).
- Verificação e acompanhamento permanentes de horários, qualidade e desempenho da música, buffet, decoração, layout, foto e filmagem, iluminação, limpeza das dependências, inclusive toilettes, reserva de lugares especiais, auxilio na entrega das lembrancinhas e etc...
No caso da cerimônia ser realizada no próprio local, o cerimonialista também auxiliará nos cortejos de entrada e saída dos padrinhos, madrinhas e damas de honra.